Detalhes da Notícia
Brasil é referência mundial no turismo de aventura
O Aventura Segura já mobilizou mais de 50 mil pessoas e qualificou diretamente mais de 5 mil profissionais do segmento
O Brasil lidera o processo de certificação no segmento de turismo de aventura e ecoturismo com respaldo do Inmetro. Além disso, as normas técnicas brasileiras são referência no processo de normalização internacional, no âmbito da Organização Internacional para Normalização (ISO). Hoje, o país conta com 92 empresas do segmento certificadas e outras 130 estão em processo de certificação. Isso significa mais segurança para os turistas que se aventuram em atividades ao ar livre no Brasil.
A criação de normas técnicas e a certificação estão entre os resultados do Programa Aventura Segura do Ministério do Turismo (MTur), desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e o Sebrae Nacional. Os resultados do programa foram apresentados, nesta terça-feira (09), em Brasília, durante o evento “Programa Aventura Segura: um marco no fortalecimento da cultura da vida ar livre no Brasil”.
 
No Maranhão, a empresária Cássia Valentim ressalta que as conquistas geradas pelo programa foram fundamentais para o sucesso do negócio. “Sem o programa seria difícil a implementação da norma técnica. O Programa Aventura Segura ajudou na profissionalização das nossas ações como um todo, não apenas na gestão da segurança. Deu uma cara nova à nossa empresa. Foi uma mudança radical”, afirma. Para Valentim, a certificação ampliou a confiança dos clientes que percebem as mudanças na operação.
 
O empresário Jurandir dos Santos, de São Paulo, concorda e ressalta que a certificação favorece não apenas o empresário, mas, principalmente, o cliente de ecoturismo e turismo de aventura. “O processo de normas técnicas e a certificação ajudaram no amadurecimento de ideias e práticas que já existiam na conduta de muitos empreendimentos”, acrescenta.
 
O Aventura Segura já mobilizou mais de 50 mil pessoas e qualificou diretamente mais de 5 mil profissionais do segmento. A iniciativa contemplou mais de 100 municípios, em 17 destinos, presentes em 13 estados e nas cinco regiões brasileiras.
 
 Fonte: MTur
Notícia Postada em 10/08/2011  

Copyright © 2009 - Todos os direitos reservados www.paralellotour.com.br